quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Welcome to the insane side;

Hm, olá 8D
Seja muitíssimo bem-vindo ao meu humilde blog. Sim, é um modo comum para expressar idéias e publicar textos, mas ele foi criado numa hora de tédio extremo. É de chorar -n

Muito bem, para estreiar, trago um tema que me agrada muito: o baralho.
Sim, senhoras e senhores, algum de vocês já parou pra pensar de onde esse jogo de 52 cartas surgiu? Fiz uma pequena pesquisa, e constatei que o baralho foi inventado por um pintor francês chamado
Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Gringonneur desenvolveu as cartas do jogo de forma que representassem as divisões sociais da França através de seus naipes: copas para representar o clero, ouro para a burguesia (formada sobretudo por comerciantes), espadas para os militares e paus para os camponeses. A primeira versão tinha 78 cartas.

Mais tarde, atribuíram-se significados específicos às cartas com figuras, representando personalidades históricas e bíblicas. São elas:
Rei de Ouros - Júlio César, geralmente portando um machado que simboliza as legiões romanas;
Rei de Espadas - o rei israelita Davi;
Rei de Copas - o rei Carlos Magno;
Rei de Paus - Alexandre, o Grande;
Dama de Ouros - Raquel, esposa de Jacó;
Dama de Espadas - A deusa grega Atena;
Dama de Copas - Judite, personagem bíblica;
Dama de Paus - Elizabeth I de Inglaterra;
Valete de Ouros - Sir Hector, membro da Távola Redonda;
Valete de Espadas - Hogier, primo de Carlos Magno;
Valete de Copas - La Hire, cavaleiro que lutou com Joana D'Arc;
Valete de Paus - Sir Lancelot;

E o não menos importante Joker (coringa) representa os jograis realizados nos antigos castelos. É a única carta remanescente do baralho original de 78 cartas. O Jogral, na lírica medieval, era o artista profissional, de origem popular (vilão, ou seja, não pertencendo à nobreza), que geralmente cantava ou tocava instrumentos musicais, como o alaúde ou a cistre. Alguns jograis compunham também as suas próprias melodias e poemas.

NdN: E eu ainda não me conformo com o fato de tão nobre artista ser tomado como sinônimo de inimiguinho no Batman, nos dias de hoje.

Os tipo de baralho mais conhecido é o Baralho Inglês (antagonismo com a França? Tsc tsc.), de 52 cartas, para as quais existem jogos às centenas; mas existe ainda o Baralho Espanhol, de 40 cartas, usado para jogos como truco, bisca, escova, entre outros.

Sabendo um pouquinho mais sobre o tão querido conjunto de cartas, dá vontade de reunir os amigos pra uns jogos de sorte (ou gritos, se preferir). Ver comentários como "Sua nerd!" me deixarão muito satisfeita -dica.

Naire, que acaba de se perguntar: e daí?